20 verdades e mentiras sobre computadores pessoais (revisto)

Tem vários sites/blogs que publicam uma lista de 20 perguntas e repostas sobre PC’s (20 verdades  e mentiras), é interessante, mas tem alguns itens que estão errados e mal explicados, então segue uma versão segura e mais comentada dessas 20 perguntas.

  1. Faz mal ao computador ter ímãs colados na CPU.

Falso, imãs possuem um campo magnético muito fraco não afetando o funcionamento de qualquer componente. É lógico que não devemos pegar um imã de grande porte como um de alto faltante e deixar próximo ao computador.

O que mais dói e machuca nessa questão é o “na CPU”, CPU é processador do computador e não o gabinete.

  1. Empurrar o drive de CD/DVD com o dedo para inseri-lo no PC é prejudicial ao equipamento.

Falso. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.  ( Mas não seja um ogro, cuide bem do seu drive)

  1. Água ou café derramado sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.

Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

  1. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.

Falso. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

  1. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar.

Falso. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

  1. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.

Falso. Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

  1. Faz mal ao computador ter algum celular por perto.

Falso. Sem problema algum, o máximo que ocorre é um ruído na caixa de som causado pela interferência do sinal de uma chamada.

  1. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.

Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. 10 segundos é o suficiente. Isso ocorre pois o HD gira em altas velocidades e é interessante esperar sua desaceleração total antes de liga-lo novamente.

  1. Mover o PC quando o computador está ligado pode queimar o HD.

Falso. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao mover o PC. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Os HD’s são projetados para suportar impactos de centenas de vezes a força da gravida (1g). Mas é lógico que você não vai sair por aí dando pancada no equipamento.

  1. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.

Verdadeiro e falso. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta apenas em um mesmo lugar, mas isto se aplica somente aos antigos monitores CRT. Caso você tenha um monitor de LCD ou LED, não esquente a cuca com isso, use um protetor de tela apenas para entretenimento e segurança.

  1. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plug do computador da tomada.

Verdadeiro. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

  1. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.

Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

  1. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois o cabo a tomada.

Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

  1. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.

Verdadeiro e Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar o PC, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

  1. Não se deve colocar CD´s, disquetes ou qualquer outro elemento sobre o PC.

Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre o PC pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

  1. O computador nunca pode ficar ao sol.

Verdadeiro e falso. Lógico que pode, mas não é aconselhável. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

  1. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.

Verdadeiro e falso, não é uma questão de porcentagem. E sim de memória virtual, quando a memória RAM do seu computador acaba, fica cheia, o gerenciador de memória vai pegar um pouco de memória emprestado do HD(o que é muito lento), nessa situação se o seu HD estiver cheio o seu computador irá travar. Se você for um abastado de memória RAM, pode até estar com o seu HD 95% cheio que o computador não irá ficar lento.

  1. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.

Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção ‘Retirar hardware com segurança’ antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB. Apesar que eu raramente seleciono essa opção e nunca queimei nenhum pen drive.

  1. Ter a área de trabalho cheio de ícones deixa o computador mais lento.

Verdadeiro e Falso. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo(alguns milésimos de segundo). Porém os computadores atuais tem muita capacidade de processamento, você acaba nem notando a “lentidão”.

  1. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.

Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção ‘Desligar o Computador’, todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

Mas…caso você aperte o botão de desligar de um computador com uma fonte ATX e um S.O moderno, ele automaticamente desligará o computador, como se você estivesse fazendo  o caminho normal.

Amplexos e até a próxima!